O dilema do filme.

Há algum tempo que eu estava com vontade de fazer algumas imagens em filme, e cheguei a comentar com alguns amigos.
Então, comprei um rolo de filme no dia 09-12-2011,um Kodak Ultramax 400 24 poses.
Queria um filme rápido nos 2 sentidos, na velocidade e no número de poses.
Pensava que iria levar algum tempo para queimá-lo, mas em 2 dias consegui fotos para finalizá-lo.

A luta é depois …

Pus pra revelar no dia 12-11-2011 e tive de esperar 2 dias pra pegar o CD com as imagens escaneadas e gravadas em alta resolução.
Quando a gente vê os resultados sempre se anima, mas quando passa pelo processo vê a penúria que é fotografar com filme hoje em dia.
Da compra à vista das imagens, levando-se em conta que logo se queima o rolo, leva-se pelo menos 3 dias (na melhor das hipóteses 2 dias), enquanto que no digital é uma seção de fotos e a visualização/postagem é praticamente imediata.
Isto motiva, mas quando se está em fase de um estudo onde o tempo de visualização das imagens é capital o digital tem uma vantagem inestimada.

Sem contar nos custos envolvidos.
Não que o sistema digital não possua custos, mas a diluição no tempo em que se fotografa o torna praticamente nulo.
No filme, tomando como exemplo este caso útilmo, foram R$ 10,00 do rolo com mais R$ 15,00 da revelação e escaneamento em alta.
R$ 25,00 num rolo de 24 poses, um pouco mais de R$ 1,00 por foto se pensarmos que todas serão aproveitadas.

Muitas vezes a paixão se sobrepõe à razão, mas fotografar com filme hoje em dia tem de ser pensado …

Todo rolo foi feito com uma Minolta Maxxum 5 e uma Helios 44M6.

5 comentários sobre “O dilema do filme.

  1. Peri, acho que mais que os custos; o que nos afasta desse processo é a correria ansiosa e imediatista em que estamos metidos. É a incapacidade de esperar. Mas, tenho certeza que é um exercício maravilhoso e que vai muito além do processo fotográfico, tem algo a dizer do nosso próprio rítmo de vida. Parabéns pelo resultado e pela paciência Zen!!!

  2. Peri, durante muito tempo carreguei na mochila uma máquina digital e outra analógica. Por mais boa vontade e paixão e paixão que eu tivesse pelo sistema antigo……..não dá !! A nostalgia não compensa o rol de vantagens que a digital nos trouxe. Na minha opinião, não dá prá comparar

    • Zé, eu concordo contigo em partes.Fotografar com filme hoje em dia, com todas as vantagens que o sistema digital nos trouxe pode ser realmente enjoado.Mas existe o fato de que em grande parte trata-se até de ansiedade provocada pelo vício da visão praticamente imediata que este sistema nos permitiu.Então a gente se acostumou de tal forma que se esqueceu da capacidade de aproveitar o sistema analógico como era antigamente.Mas eu também acho que a gente deve fazer como melhor se sente.Eu fotografo muito em digital, mas vou fazer 2 ou 3 rolos de filme até acabarem e ver os resultados depois.Não importa, pra mim vai ser divertido “voltar lá atrás.
      Um abraço.
      Peri.

  3. Eu fiz um curso aqui. Primeiro foi o ensaio em filme P&B. Legal. Até a quinta foto eu insistia em procurar no lcd da câmera. Depois veio a revelação. Aquela sala escura, aquele cheiro dos produtos e, depois, deixar os negativos pendurados para secarem. Também legal. No terceiro dia, fazer uma cópia contato (negativos colados no papel também em uma peça escura) e revelar e secar (novamente os odores). Legal. No outro dia, a escolha de três fotos para serem reveladas em tamanho maior. Fazer um teste para o tempo, descobrir que papeis diferentes produzem resultados diferentes, novamente escuro e odores. Foi muito legal ver as imagens se mostrando lentamente, a escurida, os cheiros. Foi a semana mais divertida, fotograficamente falando, que eu tive.

    Mas passou. Não vou gastar dinheiro com câmera fotográfica, filme, revelação (teria que ter um espaço em casa mais específico) e, receber o material escaneado e imprrimir fora não teria a mesma graça para mim. Apenas fazendo todo o processo. Então vou continuar na digital mesmo.

Deixe um comentário

