Zeiss Flektogon 35/2.4.

O nome é bem mais pomposo: Carl Zeiss Jena DDR MC Flektogon 35/2.4.
Dei uma abreviada para não ficar tão “elite”. – rs

O interessante destas lentes no sistema cropado das digitais é o fato de podermos usá-las como uma quase 50mm, considerando o sistema de quadro inteiro (Full Frame).
Esta Flektogon seria uma 52,5mm equivalentes (35mm x 1,5 do fator de crop correspondente em minha câmera).

O que acho legal é o fato de se ter uma 50mm equivalente que conserva as características de uma GA, que é o que realmente ela é no sistema Full Frame.
Como eu gosto muitíssimo da linguagem GA foi unir o útil ao agradável.

É uma lente afamada nos vários review’s que existem na internet.
Dona de belos contrastes e bons desfoques, seria uma lente para se ter facilmente num set de lentes m42 por quem aprecia estas velhas dondocas.

Seria porque uma coisa é proibitiva, o preço.
A faixa de preços de uma lente desta gira em torno de 250-300 dólares no e-bay.

Eu mesmo relutei em comprar uma devido ao preço.

Vivia muito bem com uma Super takumar 35/3.5 (foto 1) e uma Mir 1b 37/2.8 (foto 2), fazendo inclusive fotos que muito me agradam.

1-

2-

Alguns exemplos de fotos feitas por mim com as lentes acima mencionadas:

1.1- Super Takumar 35/3.5.


2.1- Mir 1b 37/2.8.


Mas a gente vai conversando aqui, dialogando ali e a vontade vai aumentando.

Até que tomei coragem e comprei uma … foi caro (cerca de R$ 550,00, já com frete incluso).
Para minha tristeza o tempo não colaborou e na chegada da lente não pude sair para fotografar com ela.
Fiz apenas fotos caseiras, de minha família, e algo me dizia que eu tinha em mãos uma excelente lente,, como diziam os review’s e comentários que eu li.

Achei um barato a lente.
Trazia boas descrições de ambientes, bons tons e bons contrastes.
Desnecessário falar sobre nitidez.

E era também boa para retratos, conforme fotos abaixo.

Além disto, o fato de ser mais clara que as que eu tinha, é f/2.4, o que facilitava e muito minha vida, visto que não sou adepto do uso de flash.
Os testes que fiz para controle de desfoque (Boqueh), mostrados abaixo, me agradaram bastante e só faltava mesmo ir à campo obter fotografias em boas condições, ou seja, luz abundante e que me possibilitassem trabalhar da forma que gosto.



Até que nesta 5ª feira última, 23-09-10, saí e levei a câmera com a Flektogon, aproveitando para captar algumas imagens.
Foi surpreendente e me senti satisfeito por ter feito uma compra que valeu à pena, mesmo pagando caro para os padrões que eu desejo gastar em lentes fotográficas … algumas vezes temos mesmo que pagar um preço mais caro.
As opiniões que eu tinha lido bateram e a lente me mostrou cores lindas, contrastes na medida exata e descrições muito eficientes dos assuntos fotografados, conforme mostram as fotos abaixo.

Não sei ainda se é o caso de vender a Super Takumar 35/3.5 e/ou a Mir 1b.
Esta última uma lente que eu realmente adoro, principalmente para luzes com contrastes bem secos e duros.

Mas em um eventual pensamento de redução de set de lentes, temo por estas duas últimas.
Espero não precisar fazer isto. – rs

Finalizando, fotos com a dita cuja.

3- Carl Zeiss Jena DDR MC Flektogon 35/2.4.

O site de lentes mecânicas Manual Focus Lenses – http://www.mflenses.com/ – possui review’s confiáveis sobre as lentes citadas aqui.
Não encontrei, entretanto, o review da Super Takumar 35/3.5.
Mas no link abaixo tem a lista completa dos modelos já fabricados das Pentax/Takumar, com review’s de alguns modelos, o que dá para tirar como base visto o comportamento quase homogêneo de alguns modelos do mesmo fabricante.

1- Review da Zeiss Flektogon 35/2.4:http://www.mflenses.com/carl-zeiss-jena-flektogon-35mm-f24-mc-lens-review.html
2- Review da Mir 1b 37/2.8: http://www.mflenses.com/mir-1b-37mm-f28-m42-lens-review.html
3- Review da Super Takumar 35/3.5 não encontrado.
4- Lista completa e review’s de alguns modelos do fabricante Pentax/Takumar:http://www.mflenses.com/pentaxtakumar-list.html

2 comentários sobre “Zeiss Flektogon 35/2.4.

  1. A título de curiosidade, uma foto noturna feita com a Flektogon em 25-09-2010, por volta das 18:30 h.

    Sem flash, com abertura entre f/3 e f/4, ISO 800 e 1/40 seg. de velocidade do obturador.

Deixe um comentário

