Jupiter 9.

Jupiter 9, 85mm, f/2.0.

Cópia Russa da Zeiss Sonar 85 f/2, para uso na baioneta de rosca m42.

Na verdade eu buscava por uma Takumar 85/1.8, mas era expansivamente cara e rara, e algo que não pretendo é gastar quantias expansivas com material fotográfico.

Pesquisando um pouco mais me deparei com a Jupiter 9, uma lente de concepção Russa bem conceituada nos review’s que eu li.

Nas minhas pesquisas li algumas opiniões sobre ser uma lente de pouco contraste e soft em aberturas maiores.

Na verdade eu não tive esta impressão depois do uso.

O que eu percebi foi que ela na verdade tem o dof curto em qualquer de suas aberturas, que variam entre f/2 e f/16, provavelmente por ter sua concepção de fabricação voltada para retratos, onde desfoques são primordiais.

E a Jupiter 9 promove desfoques maravilhosos.

Como buscava uma lente para este uso específico e por ser relativamente barata, foi a opção que encontrei a ‘custo x benefício’ bem acessível (cerca de US$ 150,00, já com custo de envio, comprado no site e-bay).

E tenho gostado bastante de fotografar com ela.

Como incoveniente o fato de ser bem sujeita à Flares sob luz frontal (perceptível na foto 2), algo que se corrige facilmente com o uso de um pára-sol.

Possui um anel preset que facilita bastante o sistema de focagem quando usada em aberturas menores.

Com anéis adaptadores corretos pode facilmente ser usada nas câmeras digitais atuais.

Uso-a atualmente numa câmera Sony, modela Alpha 700.

Deixe um comentário

